GAME EDUCACIONAL - O LIVRO DOS SONHOS
É um um jogo educacional voltado para o ensino médio e profissionalizante financiado pela FINEP e produzido pelo SENAI-BA.
Fui responsável pela Coordenação técnica e atuei nas atividades de direção de arte, artes conceituais, desenvolviimento 3d e 2d, O jogo foi desenvolvido utilizando a Torque Engine, engine de jogos 3D produzida pela GarageGames. A Torque possui o seu código em C++, mas possui também uma linguagem script chamada Torque Script que facilita muito o desenvolvimento. O Desenvolvimento 3d foi feito no 3d studio Max e Torque Constructor.
A historia do jogo é centrada em uma turma de alunos do curso CAI do SENAI, que recebem a função de proteger um livro mágico, o Livro dos Sonhos, que tem grandes poderes, como o controle do tempo e espaço, poder gravitacional, poder magnético entre outros. Além disso, o livro guarda o conhecimento produzido por todo o universo e é cobiçado por criaturas malignas que querem seu poder e conhecimento para dominar o mundo. O jogo possui 18 fases, onde cada fase possui 4 missões onde o jogador tem que usar o conteúdo aprendido para avançar. A cada fase há um vídeo que da abertura na fase e outro de encerramento, além de várias cutscenes que ajudam a contar a história.
Abaixo algumas imagens do jogo.
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JOGOS DESENVOLVIDOS PARA A OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO 2010
Mais um projeto que pude coordenar e trabalhar na execução. Jogos em flash desenvolvidos para a 6º Olimpíado do Conhecimento 2010 que aconteceu no Rio de Janeiro.
O projeto foi desenvolver três jogos para dispositivos touch para serem apresentados no stand da Mostra Interativa - Tecnologias para Educação.
A imagem acima exibe o menu principal contendo os três jogos (O Jogo do Tabuleiro, As Pedras da Mandala e Em Busca do Livro dos Sonhos), um tópico que conta um pouco da história geral do jogos e os créditos.
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O Livro dos Sonhos e o jogo do tabuleiro foi um dos três jogos para dispositivos touch desenvolvidos para a 6ª Olimpíada do Conhecimento que aconteceu no Rio de Janeiro 2010.
O jogador usa uma roleta para definir quantas asas irá andar. Ele é um jogo educacional e o conteúdo abordado é relacionado as Olimpíadas do Conhecimento e também sobre o SENAI.
Na imagem acima o aluno pode consultar material dentro do jogo.
O jogo pode ser jogado por até três jogadores onde eles vão disputar para ver quem consegue resgatar o Livro dos Sonhos primeiro.
Na imagem acima tela de escolha dos jogadores.
Os jogadores devem avançar por um tabuleiro, onde no decorrer dessa aventura vão passar por diversos ambientes e personagens originários do O Livro dos Sonhos, como o labirinto do Minotauro, o Castelo do Rei Arthur ou o reino de Hades, o Templo de Zeus, etc.
A imagem acima mostra a tela do tabuleiro que o jogador terá que percorrer.
O tabuleiro é composto por três tipos de casas, uma do tipo pergunta, onde os conhecimentos do jogador é testado, uma do tipo de carta, onde o jogador pode avançar ou retroceder a depender da casa que cair e da situação que ocorrer, e uma casa sem ação.
Na imagem acima exibe uma carta que contextualiza o jogo.
Nas casas de perguntas, mesmo se o jogador errar a questão é informado para ele qual seria a resposta certa, permitindo ele aprender com seus erros.
Na imagem acima há perguntas relacionada com o evento. É basicamente o conteúdo sendo abordado dentro do jogo.
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O Livro dos Sonhos e as Pedras da Mandala foi um dos três jogos para dispositivos desenvolvidos para a 6ª Olimpíada do Conhecimento no Rio de Janeiro 2010.
Nesse jogo o jogador deve fazer combinações com as pedras da mandala em todas as posições antes do tempo acabar, dessa forma trabalhando bastante o raciocínio.
Combinando as pedras.
Um dos elementos que o torna bastante atrativo é o fato de ter um ranking, fazendo com que os alunos disputem entre si para ver quem consegue a maior pontuação.
Registrando a pontuação ao final.
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Em Busca do Livro dos Sonhos é também um dos três jogos para dispositivo touch desenvolvido
para a 6ª Olimpíada do Conhecimento que aconteceu no Rio de Janeiro 2010.
Menu principal do jogo.
Um jogo que trabalha o raciocínio lógico e senso espacial dos alunos, onde eles devem navegando por dois ambientes resolver alguns quebra-cabeças para conseguir localizar onde O Livro dos Sonhos foi escondido por Hades.
Hades escondeu o Livro dos Sonhos da turma.
O jogador começa na sala da casa de um dos amigos da turma e deve através de pistas dispersas no ambiente resolver os desafios para conseguir chegar ao porão da casa.
Ambiente inicial.
No porão também não é diferente, existem diversos eventos que o aluno deve realizar para conseguir avançar e recuperar o Livro dos Sonhos.
Ambiente do porão.
Após concluir todos os quebra-cabeças e resolver todos os desafios o jogador recupera o Livro dos Sonhos.
Final do jogo.
Um dos elementos motivacionais presentes no jogo é um ranking, onde os alunos disputam para ver quem consegue resolver todos os desafios no menor tempo.
Jogador após vencer o jogo registra sua pontuação.
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APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA - OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO 2010
Esse foi mais um projeto que pude coordenar e executar. Desenvolvemos para o evento da Olimpíada do Conhecimento 2010, pelo Núcleo de Educação a Distância do SENAI-BA, 05 aplicações de realidade aumentada, Fizemos uma demonstração de cinco áreas profissionais do SENAI, Automação e Robótica, Fabricação de alimentos e bebidas, Construção civil, Fabricação de produtos químicos e Extração e fabricação de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis.
Na imagem acima estou com um marcador apontando para a webcam, na tela do computador aparece a imagem virtual do ambiente de construção civil.
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PRIMEIROS ESTUDOS DE REALIDADE AUMENTADA.
Esse é o resultado das primeiras pesuisas de Realidade Aumentada que fiz junto com Diego Potapczuk begin_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting,.Na imagem carregamos um modelo complexo, colocamos animação com bones e também extura no personagem. O modelo utilizado é um dos personagens do jogo O Livro dos Sonhos, um aluno do SENAI-BA chamado Claudinho.
Os programas utilizados para este desenvolvimento foram: Flash, 3d max, Photoshop.
A imagem abaixo é o marcador que é apontado para a webcam e carrega o software de RA.
Abaixo está Diego csegura o marcador que carrega o personagem tridimensional.
Na imgem abaixo você pode entender como funciona a Realidade aumentada.
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Maquete Virtial / Passeio Virtual
O Passeio Virtual ou Maquete Virtual é mais um projeto que estou desenvolvendo com Diego Potapczuk. É um projeto que simula ambientes reais permitindo uma interação bastante intuitiva com informações e uma visualização mais real do projeto.
A Maquete Virtual é a simulação volumétrica de um desenho industrial ou projeto arquitetônico/urbanístico produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando Modelagem tridimensional. Geralmente é criada por Arquitetos, Designers, Projetistas ou Cadistasutilizando um software de modelagem 3D. Apresenta níveis distintos de detalhamento, podendo ser meramente esquemática, detalhada ou foto-realística. Proporciona ao cliente visualização, movimentação e interação em tempo real com o ambiente virtual.
Abaixo algumas imagens do projeto que ainda em fase de desenvolvimento.
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Esse é mais um dos projetos que estou desenvolvendo com Diego Potapczuk. O projeto será um jogo educacional para treinar funcionários da indústria em diversas áreas.
Para esse projeto estaremos utilizando a
Engine Unity (Unity3D), uma engine astante completa e com muitos recursos. A principal diferencia que nos fez escolher essa engine é o fato que com ela podemos rodar os jogos de dentro do navegador, além disso, podemos integrá-la com o Flash e outras tecnologias permitindo uma maior gama de possibilidades e recursos agregados ao jogo educacional.